quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

História da moda: Macacão

Oi gente! Tudo bem?

Para dar início aos post do ano escolhi falar sobre macacão! Sim macacão, aquela peça que usamos quando éramos crianças e nunca mais... A peça vem sendo reinventada e hoje em dia existem diversos modelos.

Além de ter a cara do verão, dependendo do tecido e modelo é muito versátil. Resolvi pesquisar curiosidades sobre a história e vejam o que eu descobri...

Os macacões surgiram como peça de caráter utilitário, a princípio usada em maior parte por homens.  Sabia que foi durante a primeira guerra mundial (1916) as mulheres começaram a utilizar a peça pois elas se tornaram maioria na classe trabalhadora?


A partir dos anos 30, a peça foi reinventada como uma solução prática e confortável para roupa infantil, assim como atualmente. O macacão nem sempre teve esse nome, antes era conhecido também como jardineira. Não foi só nome que mudou mas os tecidos deixaram de ser tão resistentes como o jeans e brim e foram reinterpretados em tecidos mais leves.


Aí surgiram os modelos mais fashion e femininos, e a partir dos anos 60 se tornou artigo de moda! As diferenças estão nos cortes, detalhes, bolsos, alças, botões, e principalmente nos tecidos!

Sabe aquele dia em que você está com preguiçinha de escolher a roupa?? Assim como os vestidos, é uma opção! Só para lembrar, a dica de como usar os modelos longos, as mulheres altas podem usar tranquilamente e já as mais baixinhas podem optar por um salto, alonga a silhueta e fica muito elegante!






Espero que tenham gostado, eu gostei bastante de pesquisar!
Fiz uma seleção de modelos atuais para inspirar, vou fazer um outro post para não ficar tão extenso!

Beijos,
Isabela




4 comentários:

  1. Isa, muito interessante o post! Lindo esse macacão brancoo! =D

    ResponderExcluir
  2. Déia que bom que você gostou! Lindo mesmo, quem sabe você não faz um né? beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei a história do macacão, esse é meu tema de conclusão para meu projeto final, no curso de Tecnologia em Produção do Vestuário, faculdade SENAI CETIQT. se puder me indicar algum livro, ou blog, em fim onde possa obter mais informações sobre macacaõ, vou ficar mega feliz. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei seu post sobre macacão, eu amo essa peça e suas inúmeras variantes, como macaquinhos e jardineiras..Acho chique e despojado ao mesmo tempo!!
    Esses dias fiz um post no meu blog falando sobre o assunto tb!! Se tiver um tempinho da uma passadinha por lá
    http://www.jujuvoandonocotidiano.blogspot.com.br/2015/11/ei-genteeeeee.html
    Bjão!!!

    ResponderExcluir