Olá queridos!
Como estão vocês? Que tal um Yes We Can inspirador para fechar essa semana abençoada?
Na verdade esse tampo de mesa em mosaico de vidro teve início como um projeto da faculdade, que por fim acabei entregando uma caixinha em mdf somente com a tampa em mosaico. Entreguei e nem fotografei esse projeto, porém esse tampo da mesa ficou em espera até que eu tivesse tempo para poder fazê-lo com prazer e capricho!!
Você vai precisar de:
- Base em MDF, no formato que desejar, a minha no caso é um tamanho médio, com 0,50m de diâmetro;
- Placas de pastilhas, nas cores que desejar. Eu usei três tons terrosos, criando um degradê;
- Alicate de corte para as pastilhas;
- Cola branca;
- Massa corrida;
- Tinta acrílica;
- Base em metal para o tampo da mesa.
Passo a passo:
- Após recortar as pastilhas e as colar com cola branca para criar o efeito de mosaico desejado, espere secar bem e então comece a preparar a mistura de massa corrida e tinta acrílica;
- Agora em um recipiente adicione uma boa quantidade de massa corrida. É melhor sobrar do que faltar, lembre-se pois depois você pode não conseguir atingir a mesma mistura de tom.
- Com uma colher de sopa vá adicionando a tinta acrílica na massa corrida. Eu optei por um tom ocre que misturada a cor branca da massa criou um efeito bem suave.
- Mexa bem para criar uma mistura homogênea.
- Com o auxílio de uma espátula vá espalhando a massa pigmentada sobre a base do mosaico. Para ajudar você pode utilizar uma luva ou sacola plástica descartável (dica: coloque um tecido sob a sacola para proteção)
- Depois de ter espalhado toda a massa, o tampo deve ficar secando por um bom tempo, se possível deixe de um dia para o outro. Ele vai ficar com essa aparência:
- No dia seguinte limpe a base com um tecido úmido, porém sem fazer muito esforço, somente para retirar o excesso que sai facilmente.
- Agora leve seu tampo em mosaico de vidro em algum serralheiro de confiança ou compre a base pronta se preferir. Geralmente nas serralherias já existem diversos modelos, é só escolher e adaptar ao seu gosto!
Eu escolhi essa base metálica cobre, cujo o tom combinou bastante com as pastilhas que formaram o mosaico. Eu gostei bastante do resultado e vocês? Se animaram para criar alguma peça em mosaico? Se estiverem sem ânimo comecem por peças menores, é super prazeroso, sem contar na exclusividade que vai ser essa peça, produzida por você mesmo!!! YES WE CAN!!
Beijos
Isabela
Bom final de semana!